Tratamento Espiritual

“Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”
(Jesus, em Mateus, 11:28)
te1a.png

Para quem é a Reunião de TE


Existem momentos em nossa vida em que os desafios e obstáculos podem parecer grandes ou difíceis demais para darmos conta sozinhos. A perda de familiares ou amigos muito queridos, a perda do sentido da vida, crises no trabalho, doenças inesperadas, físicas ou espirituais, conflitos familiares aparentemente intransponíveis... Momentos em que nos sentimos sem rumo e sem saída. 


Inspirada na mensagem de Jesus, a Reunião de Tratamento Espiritual foi criada para acolher todo aquele que chega em situação de sofrimento, para que, através da partilha de experiências e das reflexões à luz da doutrina consoladora, possa abrir o horizonte de esperança no porvir.
 

Objetivo da TE


Somos todos necessitados de afeto, respeito e acolhimento. 


O objetivo da Reunião da TE é que o atendido, depois de acolhido, consolado, renovado e fortalecido pelos ensinamentos da Doutrina Espírita, possa olhar para dentro de si e despertar para uma transformação interior, de forma que tenha condições de aplicá-la como suporte para as dificuldades de sua vida prática diária.


Dessa forma, mais leve e “desafogado”, pode se sentir capaz de conectar-se com sua essência divina, as potências de sua alma e as possibilidades de renovação e cura, vislumbrando o horizonte dos caminhos luminosos que agora podem ser por ele novamente trilhados. 

 

te3.jpg

Como acontece


A reunião da TE se desenvolve numa roda de conversa, de forma que, estando lado a lado, todos se sintam conectados e igualmente pertencentes ao grupo, tal qual nos encontramos nessa existência.


Iniciamos nos apresentando e explicamos a dinâmica da reunião para aqueles que comparecem pela primeira vez, estabelecendo o compromisso prévio de mantermos o respeito mútuo e o sigilo sobre todas as questões individuais que forem compartilhadas durante o encontro. Fazemos, então, a prece inicial, agradecendo a oportunidade e pedindo a proteção da Espiritualidade Maior para o nosso trabalho.
Em seguida, a partir da leitura de uma página ou mensagem doutrinária sobre um tema de sofrimento e/ou superação previamente definido pela equipe de trabalhadores, o focalizador propõe uma pergunta como estímulo para o que chamamos de “rodar o tema”, que significa que cada integrante do grupo vai ser convidado a refletir e compartilhar, se assim desejar, suas experiências e sentimentos sobre o tema.


Ao longo dos depoimentos, o focalizador e/ou integrante da equipe poderá oferecer reflexões doutrinárias que dêem uma nova luz à questão levantada. O processo de compartilhamento das experiências, de dor ou superação, tem um efeito terapêutico muito profundo, já que podemos ser ouvidos e deixar de nos sentir excluídos do amor de Deus.


O tratamento é completado pelo passe espírita e a distribuição e consumo da água fluidificada, dois medicamentos fluidoterápicos que, com a ajuda da prece e dos protetores espirituais da reunião, da Casa e de cada presente, harmonizam as energias dos participantes.

 

te2.jpg

A Equipe

 

Conforme ocorre em todas atividades doutrinárias do Tarefeiros, há na TE uma direção com três coordenadores e mais a equipe auxiliar, sendo o primeiro coordenador responsável pela atividade; o coordenador substituto, responsável pela parte doutrinária; e o coordenador administrativo, responsável pelo controle administrativo e financeiro da reunião. Tanto os coordenadores quanto os integrantes da equipe auxiliar são tarefeiros, conforme estatuto vigente.

 

A equipe da TE é treinada em diversas capacitações oferecidas pela Casa, sob a orientação da Doutrina Espírita, com a convicção de que somos todos nós – trabalhadores ou atendidos - espíritos em evolução e necessitados do mesmo carinho e respeito. O atendido hoje pode vir a ser o que acolhe amanhã e vice-versa.


Nosso treinamento inclui a aprendizagem da escuta cuidadosa a cada um que chega, indistintamente, com respeito, a suspensão de qualquer tipo de julgamento e aconselhamento, e sempre considerando a individualidade e o livre arbítrio, para que todos possam se sentir bem-vindos, não só ao grupo da TE, mas à Vida, e se sentir parte integrante e fundamental da grande família humana que formamos juntos, todos nós em processo de crescimento e aprendizagem.
 

Horário de atendimento:


DIAS: TERÇAS FEIRAS


HORA: 16hs


DURAÇÃO: 1 HORA E MEIA (1h30m)

 

Sejam bem-vindos à nossa TE