RESERVA ESDE FENOMENOLOGIA ESPÍRITA - TAREFEIROS 2018
MÓDULO FENOMENOLOGIA ESPÍRITA

 

O módulo pretende introduzir o estudioso na interpretação segura dos conceitos e diagnósticos das realidades psíquicas e das manifestações espirituais. Não deixando de lado as demais obras codificadas por Kardec, dá-se ênfase ao estudo teórico de O Livro dos Médiuns, verdadeiro manual sobre mediunidade. Nas informações nele contidas, por exemplo, podemos identificar e compreender as leis que regem o intercambio entre as dimensões corporal e espiritual.

Além do mais, visando ampliar os fundamentos de reconhecimento e prática da mediunidade, lançamos mão, também, do suporte de reportagens e artigos publicados por Kardec na Revista Espírita.

A utilização desses recursos enriquece sobremaneira o aprendizado de todos, com resultados decisivos na aquisição de novos conhecimentos relativos à ciência espírita teórica e experimental. Com isso, fica evidente a relevância de sabermos descrever, compreender e interpretar as diferenças sutis que emergem nos fenômenos anímicos, medianímicos e nervosos.

Para fins didáticos, o programa de estudos foi dividido em dois segmentos: anímico e mediúnico. Optou-se por essa divisão, para tornar possível uma leitura criteriosa das obras básicas, particularmente, de O Livro dos Médiuns. Dessa maneira, com o estímulo à leitura crítica, como atividade de elaboração intelectual e reação emocional, procurou-se evitar o surgimento de interpretações mal compreendidas sobre o animismo e a mediunidade.

Nas reuniões mediúnicas, realizadas com diferentes finalidades nas casas espíritas, não raro encontra-se dificuldade em classificar os fenômenos psíquicos. Ora, para compreender a mediunidade, inicialmente, é necessário entender o animismo, faculdade humana desconhecida por muitos espíritas. Por essas razões, a primeira etapa desse módulo do ESDE foi programada para o estudo dos fenômenos anímicos.

Encerraremos o módulo estudando os fenômenos mediúnicos, quando ocorre o intercâmbio espiritual entre espíritos encarnados e desencarnados por intermédio dos médiuns. Pesquisa realizada por Lamartine Palhano Jr., espírita brasileiro de renome, já desencarnado, comprovou que todos os médiuns testados por ele, também, eram capazes de realizar fenômenos anímicos. Em vista disso, pode-se compreender a dificuldade de se traçar uma linha divisória entre o fenômeno anímico e o mediúnico. Para o ano de 2018, iniciaremos os estudos sobre a mediunidade.

Principais tópicos abordados no programa

      Programa para 2018

  • Introdução à fenomenologia espírita;
  • Espiritismo, o sobrenatural e o maravilhoso;
  • Ações dos espíritos sobre a matéria;
  • Manifestações físicas;
  • Pneumatografia e pneumatofonia;
  • Materializações e ectoplasmia;
  • Manifestações visuais e auditivas;
  • Manifestações inteligentes.

      Programa para 2019

  • Introdução à fenomenologia espírita;
  • Manifestações anímicas;
  • O sono e os sonhos;
  • Aparições de espíritos encarnados;
  • O sentido psíquico;

A quem é dirigido: Espíritas experientes, com conhecimentos dos fundamentos doutrinários do Espiritismo; estudantes do ESDE que frequentaram os Módulos Fundamentos Básicos e Moral Espírita; estudantes oriundos do REM; e, particularmente, médiuns conscientes da importância do estudo doutrinário continuado no seu processo de desenvolvimento mediúnico.

Início:
05 de março 2018;

Término:
27 de novembro 2018;

Dias da semana:
todas as segundas-feiras;

Horário:
das 20:00 às 21:30 horas.


Para efetivar a reserva da sua inscrição, favor enviar o formulário abaixo à Coordenação do ESDE - TAREFEIROS. Lembramos que daremos preferência pela ordem de inscrição.

Inscrição Fenomenologia

Frequenta alguma casa espírita?