ESDE VERÃO ONLINE

A abordagem utilizada no ESDE Verão Online sensibiliza o olhar e o saber espírita, tornando esse olhar também uma “arte de observação da vida”.

A programação do CineEstudo Filosófico-Espírita, agora adaptada à plataforma online, possui uma metodologia própria, construída através da experiência adquirida nas atividades de estudos da Doutrina Espírita realizadas pelo TAREFEIROS.

Via de regra, segue-se uma certa sequência para facilitar o entendimento da proposta do ESDE Verão Online, bem como para promover, de uma forma descontraída, a integração dos participantes nos debates e reflexões que ocorrerão durante o transcorrer do filme. Para o filme MATRIX estão previstas cinco sessões de estudo, sendo uma por semana, às sextas à noite, com duração de uma hora e trinta minutos. Em cada sessão de estudo, assiste-se um trecho do filme, com um tempo determinado, quando são discutidas as principais questões identificadas pelos participantes e coordenadores dos debates.

De forma semelhante a um cine clube, os participantes são convidados a assistir,  discutir e refletir sobre o conteúdo ou mensagens das cenas do filme. São fornecidas orientações pela coordenação dos debates sobre os aspectos mais importantes que podem ser observados, tais como: diálogos, fotografia, história, música e imagens. A depender do desenrolar do enredo, haverá momentos em que é interrompida a projeção da película para discussão da temática proposta pelo diretor do filme. Após as conclusões parciais pois muitas vezes somente no final do filme poderá se obter uma visão mais abrangente e mais clara sobre a problemática existencial e dos relacionamentos humanos , retorna-se a assistir o filme, a partir de onde se parou.  E, assim, a cada sessão, a compreensão e reflexões doutrinárias espíritasvão se tornando mais fundamentadas e conclusivas.

Filme: MATRIX

Filme australo-estaduniense de 1999, de Andy Wachoeski e Larry Wachowski

Abordagem temática do filme

  • Alienação humana;
  • Felicidade;
  • Realidade;
  • Liberdade;
  • Livre-arbítrio;
  • Verdade;
  • Pluralismo religioso;
  • Destino;
  • Consciência espiritual;
  • Percepção..

MATRIX

Reflexões espíritas sobre desde que a inteligência e o pensamento não podem  ser atributos da matéria, chega-se, remontando-se dos efeitos à causa, à conclusão de que o elemento material e o elemento espiritual são os dois princípios constitutivos do universo. Gênese, Cap. XI, itens I a 9

Sinopse: "Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade."

Fonte da Sinopse acima: http://www.adorocinema.com/filmes/matrix/matrix.asp

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

DATAS:

08, 15, 22 e 29 de janeiro;

05 de fevereiro de 2021 

HORÁRIO:

Todas as sextas-feiras, das 20:00 às 21:30 horas

COORDENADOR DO CINESTUDO FILOSÓFICO-ESPIRITA:

Adilson Gomes