Como se desenvolve o ESDE Verão

Apesar da programação do ciclo de debates não adotar exatamente a estrutura dos estudos sistematizados desenvolvidos durante o ano, o ESDE Verão possui uma metodologia própria, construida através da experiência adquirida nas atividades de estudos da Doutrina Espírita realizadas pelo TAREFEIROS.

Via de regra, segue-se uma certa sequência para facilitar o entendimento da proposta do ESDE Verão, bem como para promover, de uma forma descontraída, a integração dos participantes nos debates e reflexões que ocorrerão durante o transcorrer do filme. Para Fonte da Vida estão previstas cinco sessões, sendo uma por semana, às quintas-feiras à noite, com duração de uma hora e trinta minutos. Em cada sessão de estudo, assiste-se um trecho do filme, com um tempo determinado, quando são discutidas as principais questões identificadas pelos participantes e coordenadores dos debates.

De forma semelhante a um cine clube, os participantes são convidados a assistir,  discutir e refletir sobre o conteúdo ou mensagens das cenas do filme. São fornecidas orientações pela coordenação dos debates sobre os aspectos mais importantes que podem ser observados, tais como: diálogos, fotografia, história, música e imagens. A depender do desenrolar do enredo, haverá momentos em que é interrompida a projeção da película para discussão da temática proposta pelo diretor do filme. Após as conclusões parciais pois muitas vezes somente no final do filme poderá se obter uma visão mais abrangente e mais clara sobre a problemática existencial e dos relacionamentos humanos , retorna-se a assistir o filme, a partir de onde se parou.  E, assim, a cada sessão, a compreensão e reflexões doutrinárias espíritasvão se tornando mais fundamentadas e conclusivas.

CineEstudo Filosófico-Espírita

A abordagem teopoética utilizada no ESDE Verão sensibiliza o olhar e o saber espírita, tornando esse olhar também uma “arte de observação da vida”.

Filme: O Sacrifício

Diretor: Andrei Tarkovsky

Abordagem temática do filme

  • Instinto de conservação;
  • Sentido da vida;
  • Maturidade do senso moral
  • Autoconsciência do ser espiritual;
  • Provas, expiações e missões;
  • Pluralidade das existências
  • Medo, fé e esperança;
  • Evolução espiritual;
  • A abnegação, a chave do progresso moral;
  • Lei de amor, justiça e caridade.

O Sacrifício

Reflexões espíritas sobre o sacrifício voluntário dos próprios desejos,  posições e posses materiais em nome de um imperativo ético.

"O Sacrifício (Offret) é o último filme do cineasta russo, Andrei Tarkovsky. Diretor conhecido pelos temas filosóficos de suas obras, por seu refinamento plástico, e uma linguagem audiovisual de força poética, seus filmes tratam substancialmente acerca da espiritualidade do homem.

O Sacrifício narra o encontro de alguns familiares e amigos para a comemoração do aniversário de Alexander, interpretado pelo ator Erland Josephson. Durante a comemoração, todos são surpreendidos pelo anúncio da eclosão de uma guerra nuclear, o que leva Alexander a realizar um sacrifício na tentativa de salvar a humanidade. o que nos faz especial."

O Sacrifício é um filme que coloca o espectador em um estado contemplativo, há muitas cenas longas e sem cortes, a trilha sonora é quase ausente e substituída por sons da natureza, a movimentação da câmera é lenta, e há poucos diálogos entre os personagens. Essas características dão ao filme um caráter muito autêntico e humano. É como se não assistimos ao filme de fora, e sim pudéssemos ver o desenrolar dos acontecimentos de dentro deste."

O Canto dos Clássicos

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

DATAS:

09, 16, 23 e 30 de janeiro;

06 e 13 de fevereiro de 2020 

HORÁRIO:

Todas as quintas-feiras, das 20:00 às 21:30 horas

COORDENADOR DO CINESTUDO FILOSÓFICO-ESPIRITA:

Adilson Gomes