Artigos

O que é Espiritismo?
Adilson Gomes

Em particular, para você que está dando os seus primeiros passos na busca de conhecimentos espíritas, há muitas dúvidas e perguntas que gostaria de fazer. Esta breve introdução provavelmente não irá responder todas as suas questões, mas procurará esclarecê-lo sobre o acolhimento, o consolo, as explicações e a esperança de um futuro mais promissor, que a maioria das pessoas encontra ao visitar pela primeira vez uma Casa Espírita. Leia mais.

Tudo começou com as mesas girantes
Adilson Gomes e Iliana Quelhas

A nomenclatura Doutrina Espírita ou dos Espíritos decorre do fato de terem sido eles, os Espíritos, que trouxeram os esclarecimentos a respeito das manifestações ou fenômenos espirituais que despertaram a atenção do mundo, particularmente, em meado do século XIX, com as chamadas “mesas girantes e dançantes”. “O efeito mais simples, e um dos primeiros a serem observados, foi o do movimento circular numa mesa. Leia mais.

Dez itens de Coerência de Conduta Doutrinária
Julio Cesar de Sá Roriz

O Tarefeiro da Casa, sendo espírita, não se autonomeia “kardecista”, nem diz estar trabalhando no “kardecismo”: O Centro Espírita é uma instituição espírita, não havendo necessidade de especificar nada além, pois, Allan Kardec criou o termo espírita para designar, exclusivamente, uma inconfundível referência à Doutrina Espírita, conforme as obras básicas por ele codificadas. Leia mais.

O passe espírita cura?
Adilson Gomes

O estudo dos recursos da terapêutica complementar espírita faz parte do programa do módulo Fenomenologia Espírita.

Sempre que esse tema é colocado em pauta para discussões, vêm à tona questões importantes relativas às práticas e aos efeitos orgânicos e espirituais do passe. No ESDE, não poderia ser diferente. Leia mais.