Home Quem somos Espiritismo Nossos Cursos Programação mês
Home
Quem somos
Espiritismo
Nossos Cursos
Programação mês
Reunião Pública
Passes
Atendimento
O que é o ESDE
Estudos da DE
Grupo de pais
Grupo Juventude
Grupo Infância
Artigos
Notícias CEERJ
Efemérides
Pesquisa
Consulte-nos
 

Reunião de Cuidado Espiritual

 

  


Uma das portas de entrada por onde as pessoas mantêm contato pela primeira vez na TAREFEIROS é através das Reuniões de Cuidado Espiritual. Neste particular, algumas explicações são importantes para orientá-lo sobre os porquês de algumas situações encontradas no ambiente dessa reunião. Não pretendemos esgotar todas as inquietações e incertezas, porventura existentes, mas tenha confiança nos excelentes professores, representados pelo seu interesse, pela sua vontade de melhorar interiormente e pelo seu Espírito Protetor, mais conhecido como Anjo da Guarda. Ele nos inspira sempre para o bem. Abaixo, você encontrará as informações preliminares, essenciais para entender a prática dos passes espíritas.

 

 

SALA DE CONVERSA

 

Quando chegar ao TAREFEIROS, você será orientado sobre como se processará a Reunião de Cuidado Espiritual. Após as informações introdutórias, na primeira ante-sala, você participará da Sala de Conversa. Atividade própria da nossa casa, constitui-se num momento propício à reflexão e ao recolhimento interior. A harmonização psíquica buscada nessas circunstâncias é importante para a redução dos impactos estressantes decorrentes das situações da vida cotidiana.

 

 

SALA DE PASSES

 

Agora, por ordem de chegada, os participantes são encaminhados para a segunda ante-sala. Há uma breve preleção doutrinária, destacando a importância da paz interior e do equilíbrio espiritual na preservação da saúde física, mental, psíquica e espiritual. Prestes a entrar na câmara de passes, percebe-se o clima harmonioso envolvendo a todos.

 

 
CuidadoJá no ambiente preparado especialmente pela espiritualidade mentora da casa, os participantes são deitados em macas para receberem os passes. Em média, há três médiuns passistas para cada assistido.









 

 










Os participantes são conduzidos a um relaxamento adequado, trazendo os seus pensamentos para dentro de si mesmos. Com a redução da intensidade dos problemas exteriores, inicia-se a preleção. Pede-se então ao Mestre Jesus o alívio das dores, dos problemas e força para vencer as dificuldades que promovem a evolução espiritual. Durante a prece, os passes são ministrados.

 

Na prece encontramos a produção avançada de elementos-força. Eles chegam da Providência em quantidade igual para todos os que se dêem ao trabalho divino da intercessão, mas cada Espírito tem uma capacidade diferente para receber.

 

Essa capacidade é a conquista individual para o mais alto. E como Deus socorre o homem pelo homem e atende a alma pela alma, cada um de nós somente poderá auxiliar os semelhantes e colaborar com o Senhor, com as qualidades de elevação já conquistadas na vida. (ANDRÉ LUIZ, 1966, Os Mensageiros, Cap. XXIV, p. 133.)

 

 

QUANDO TOMAR PASSE

 

O passe é a transferência de uma pessoa para outra de fluidos de qualidade adequada às suas necessidades físicas e espirituais. Desde que produza os fluidos saudáveis para você mesmo, não há necessidade de tomar passes. Você deve dirigir-se à Reunião de Cuidado Espiritual, quando se sentir debilitado por diferentes motivos. Neste caso, justifica-se a sua presença. Pois, não está sendo capaz de recuperar por si mesmo, através de recursos próprios, o equilíbrio, serenidade e o bem-estar geral. Para tomar passe, deve haver necessariamente uma causa que o justifique. (1)

 

 

NO DIA DO PASSE

 

passes2No dia do passe, recomenda-se ao paciente não se exceder na alimentação, procurando fazer uso de alimentos mais leves, como carne de frango ou peixe. Se possível, evite a alimentação carnívora de qualquer espécie. Estando menos sobrecarregado, o seu organismo poderá receber convenientemente os fluidos benéficos. 

É um erro
comum achar que a eficiência do passe depende apenas do médium passista. De igual maneira, recomenda-se abster-se o maior intervalo de tempo, tanto antes quanto depois do passe, de bebidas alcoólicas e do fumo.

 


BENEFÍCIOS DO PASSE

passes1"Se necessitas de semelhante intervenção (do passe), recolhe-te à boa vontade, centralize a tua expectativa nas fontes celestes do suprimento divino, humilha-te, conservando a receptividade edificante, inflama o teu coração na confiança positiva e, recordando que alguém vai arcar com o peso de tuas aflições, retifica o teu caminho, considerando igualmente o sacrifício incessante de Jesus por nós todos, porque, de conformidade com as letras sagradas, "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças." (O Passe, Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, Boletim Fraterno, Setembro e Outubro de 1996.)



DEPOIS DO PASSE

 

Os ensinamentos de Jesus nos alertam para estarmos continuamente nos vigiando para com as nossas imperfeições, tornando-as menos ativas na criação de desequilíbrios orgânicos e espirituais. Ao mesmo tempo, devemos atuar preventivamente através oração sincera, para recebermos do Alto a influenciação benéfica de nossos benfeitores espirituais.

 


HORÁRIOS DE ATENDIMENTO


2ª feira 08:30h

3ª feira 15:00h


Local: Rua Mena Barreto, 110, Botafogo

Rio de Janeiro, RJ - Tel.: 21 2286-5645



(1). Levy, Clayton. Diretrizes Espíritas, [psicografado por] Clayton Levy, [ditado por] Espíritos Diversos. Campinas, SP: Allan Kardec, 2007, p. 41. Desde 1995, dirige a Creche “Gustavo Marcondes”, um dos departamentos assistenciais do Centro Espírita “Allan Kardec, Campinas SP. Psicografou as obras A Mensagem do Dia, Novas Mensagens, Vida e Renovação, Sublime Convite, Diretrizes Espíritas, Cartas do “Seu” Gustavo, Mediunidade e Autoconhecimento, O Homem de Bem, Convite à Paz, Convites de Sheila, Deus Contigo, Mediunidade e Libertação, Jesus Ainda e Sempre.


Site Map